Seguro de viagem | Não dá pra viajar sem um

Uma dúvida frequente para quem viaja para o exterior pela 1ª vez: preciso de seguro de viagem? Alguns desavisados nem mesmo se preocupam com este item no planejamento de sua viagem, a não ser em casos que a imigração do país exija a comprovação de contratação de um seguro, como é o caso dos países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen , acordo assinado entre os países da União Européia (Áustria, Bélgica, Republica Tcheca, Alemanha, Estônia, Finlândia, França, Dinamarca, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo,  Malta, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Islândia, Noruega e Suíça), que estabelece a obrigatoriedade de que os turistas visitando estes países comprovem possuir uma Assistência a Viagens com valor mínimo de 30.000 euros para garantir a assistência médica por doença ou acidente.

 

Dá pra viajar sem?

Na real, não dá para viajar sem um seguro de viagem ou assistência internacional (como alguns chamam). Geralmente, quando se compra um pacote de viagem, este já inclui um seguro de viagem no valor mínimo. Se você não comprou um seguro, mas pagou a sua passagem aérea com cartão de crédito internacional, é bem provável que seu cartão ofereça gratuitamente, como benefício, um seguro viagem. No caso de viagens para os países europeus sob o Tratado de Schengen, o seguro do cartão tem a cobertura mínima exigida de 30.000 euros. Para os demais países, a cobertura é de 25.000 dólares. Neste segundo caso, acho pouco, especialmente se a viagem for para os Estados Unidos.

Eu seriamente recomendo fazer um seguro de viagem a parte, nestes países fora do Tratado de Schengen. Uma vez tive que ir com a minha mãe em um pronto-socorro em Los Angeles, por uma infecção na bexiga e somente o atendimento custou mais 600 dólares. Ainda bem que tínhamos seguro. Como trabalhei no STB e na CI e conheço os 2 produtos, sempre faço seguro com eles, com uma cobertura alta, especialmente para os Estados Unidos. Atualmente, faço o Intercare da CI, pois foi minha última incursão profissional na indústria do turismo. Se você for praticar Esportes de inverno, existe a possibilidade de adquirir uma cobertura extra para a prática deste esporte. Recomendo!

Preços

Os preços variam de acordo com a duração da viagem e da cobertura. Nos sites da CI e do STB, você pode consultar o preço. Para calcular a quantidade de dias, você deve contar da data de embarque no Brasil a data de chegada, também no Brasil.

 

Onde comprar

CI
www.ci.com.br

STB
www.stb.com.br

Ou consulte a sua operadora de cartão de crédito

 

 

Veja também