De malas prontas | Necessaires e acessórios de viagem que fazem a diferença

Confesso que arrumar as malas não é uma tarefa lá muito agradável. Mas ainda acho desfazer as malas mais chato ainda!

Bom a prática leva a perfeição, ou quase. Depois das inúmeras viagens que fiz, a trabalho e a lazer, fui aperfeiçoando a maneira como organizo a minha mala.

Agora, uma coisa que raramente consigo fazer é ser prática e levar somente o essencial, o que realmente vou usar. Praticidade nessa área, não tenho nenhuma. Com raríssmas exceções, levo sempre mais do que uso. Em tudo: roupa, sapatos, acessórios, maquiagem… Especialmente se a viagem é de uma semana ou mais. Se é um bate e volta, OK. Se não, quero ter opções. E se eu não acordar com vontade de usar aquela roupa que separei? E se surgir uma baladinha ou algo mais formal? Admiro quem vai com a roupa contada para os dias exatos e viaja com a mala enxuta. Eu estou longe desse ideal! Mas sei como organizar bem as minhas coisas, pra ficar tudo organizado e prático.

Primeira coisa indispensável: necessaires! Eu sou a rainha dos necessaires. Tamanhos e formas distintas. Já testei de tudo e agora me acertei.

Segundo item indispensável: frascos para viagem. Os meus travel kits da Muji, sāo uma descoberta maravilhosa, dica de uma amiga ( post sobre a Muji aqui).

Terceiro item importante: saquinhos de pano de sapatos. Sempre que compro sapatos, peço em saquinhos e não na caixa. Justo porque os saquinhos são ótimos para levar sapatos em viagens.

:: ACHADO | Necessaire de redinha da Muji

Antes de mais nada tenho que falar das necessaires de viagem que encontrei na Muji. Dei uma pesquisada e vi que no site da Muji americana essas necessaires não se encontram no catálogo. Já nos sites da Espanha, França e UK, sim.
Comprei na loja física de Madri em maio e amei tanto que comprei mais agora em julho, quando voltei a cidade, em mais uma missão a trabalho.

São necessaires retangulares, com ziper lateral e redinha em cima, para ver o que está dentro e são tuuudo na organização de uma mala. Abaixo vou descrever como indico usar essas necessaires, quem tem 3 tamanhos – P, M e G.

:: COMO ORGANIZAR AS ROUPAS

# Calças – dobro uma vez e coloco as calças no fundo da mala, alternado a parte do cós de lado, entre uma e outra. Isso porque o cós faz mais volume e se a pilha fica com o cós todos para um lado só, o montinho fica alto de um lado e baixo do outro.

# Saias dobro no meio, de comprido e coloco uma sobre a outra, no esquema das calças, se tiverem um cós mais reforçado.

# Shorts no mesmo esquema das calças.

# Camisetas faço uma pilhazinha com as camisetas dobradas no mesmo tamanho e do mesmo tipo (camisetas de manga comprida todas juntas, as de manga curta todas juntas e as regatas todas juntas. Coloco tudo na mala, ajeitando de maneira e ficar tudo encaixadinho e alturas uniformes na mala. Dá para colocar na necessaire de redinha da Muji. Ficam bem ajeitadinhas.

# Malhas ou casaquinhos de linha – dobradinhas e também uma encima da outra.

# Vestidos tenho preferido levar vestidos em tecidos que não amassam. Um vestido de algodão, daqueles que amassam só de olhar, só se for pra ir pro Nordeste e realmente eu precisar de um para compor o look! Os que não amassam, você pode dobrar no meio de comprido ou na metade (tórax/saia) ou até mesmo em quatro, que não vão amassar. No caso dos vestidos, decido como dobrar avaliando como está o volume da mala e como vai encaixar melhor.

# Camisas evito. Elas amassam. Só levo se vou a trabalho e se não dá pra vestir somente uma blusinha. Graças a Deus hoje os ambientes profissionais são mais informais e até mesmo os homens podem escapar das camisas. Uma polo no caso dos homens, tá valendo hoje em dia em muitos casos. Se não dá pra escapar, dobrar a camisa certinha, como ela vem das lojas masculinas, é a saída. Na mala ajeitar as camisas onde elas fiquem bem retinhas e não corram o risco de correr de um lado para o outro e amassar demais. Neste caso, indico usar a necessaire de redinha da Muji para acomodar as camisas, para quem puder comprar uma. Agora, para tirar o amassadinho, o velho truque de pendurar no cabide, ligar o chuveiro bem quente e deixar a camisa no banheiro cheio de vapor por um tempo, ajuda.

# Blusinhas também dou preferência aos tecidos que não amassam e, geralmente, dobro como as camisetas. Sempre deixo as roupas de tecido mais leves e delicadas no topo da mala (vestidos, blusinhas).

# Lingerie e meias sempre foram um problema para mim e nunca me ajeitei bem. A Muji resolveu os meus problemas. As necessaires de redinha tamanho P são sensacionais! Organizo em uma os meus sutiãs e na outra, as minhas calcinhas. Se você não vai precisar de muitas calcinhas, ainda cabem meias na mesma necessaire. As calcinhas coloco todas dobradinhas em formato envelope  e as meias também (ver como dobrar aqui e aqui). Você também pode pegar uma necessaire para meias curtas e meia calça. Aliás, mesmo que você não tenha essa necessaire da Muji, pode adaptar e colocar a sua lingerie e meias em outras que cumpram a mesma função ou similar. Super recomendo deixar tudo organizado. Uma das vantagens desta da Muji, além do formato ideal para encaixar bonitinha na mala, é a redinha que permite você identificar facilmente na mala o que está dentro. Ah, ela também não rouba espaço na mala, pois é feita de um material bem fininho.

# Biquinis também recomendo colocar na necessaire. Comprei uma da Muji para isso.

# Sapatos e chinelos tudo nos saquinhos de sapato. Não tem solução melhor.

# Cintos levo um par de cintos enrolados no cantinho da mala. Se são vários, coloco em um saquinho de pano.

# Bolsa sempre viajo com bolsa grande, pois com necessaire, óculos de sol, carteira, câmera digital, ipod entre outros itens necessários, não sou capaz de ir com uma pequena. No entanto, sempre levo uma bolsa pequena, neutra, para pode usar para sair a noite ou um passeio onde eu não precise levar todo o volume da bolsa grande. Se tiver um evento a noite, levo também uma bolsinha mais social pequitita. Coloco em saco de pano, estes que vem quando você compra a bolsa.

:: ITENS DE TOALETE

Frascos de viagem

Não precisamos levar o frasco de shampoo e condicionador inteiros pra viajar. Sempre levo estes 2 itens nos frasquinhos que comprei da Muji. Tem gente que é mais prática ainda e usa shampoos e condicionadores do hotel. No meu caso, nem pensar! Preciso do meu shampuzinho e condicionador para garantir que os meus cabelos estejam sedosos e com brilho. 🙂

No caso do sabonete, sempre levo líquido e só levo no frasquinho de viagem se a viagem é curta, tipo um final de semana. Para uma semana acabo levando ele inteiro, na embalagem original, pois eu uso bastante sabonete!

Eu também levo sabonete líquido, específico para o rosto. Gosto do em mousse da Boticário e comprei um frasquinho pequeno na Muji, próprio para que o líquido saia em mousse, como na embalagem original.

Também acabo ganhando amostras grátis em embalagem pequena da minha irmã, que é dermatologista, e acabo levando essas miniaturas muitas vezes. São ótimas!

No exterior, você encontra produtos em embalagem tamanho viagem para comprar, mas infelizmente no Brasil, não. Só encontro pasta de dentes Colgate no tamanho pequeno.

Eu costumo levar também uma esponjinha pequena para banho. Também difícil de encontrar, então eu acabo comprando a do tipo facial, que é menor, para levar.

Desodorante tem dos pequenos, do tipo roll on no Brasil, o que é bom.

Existem frascos pequenos para colocar o seu perfume, que são ótimos para viagem. Confesso que nesse quesito sou preguiçosa e acabo levando o frasco original, embora tenha o frasquinho pra viagem…

De todas as necessaires que já usei para acondicionar estes itens de toalete, me adaptei melhor com as frasqueiras mais quadradinhas, como a da foto acima. Ela se encaixa direitinho na mala. Aliás, as formas mais quadradas e retangulares funcionam super bem pra deixar uma mala bem arrumada.

:: MAQUIAGEM

Também já testei muita coisa e agora creio que me encontrei. Primeiro, que andei levando muita maquiagem para acabar usando quase nada. Sempre os mesmos produtos! Dessa vez, já diminui bem, embora, por curtir um make e ter muita coisa, ainda acabe levando um pouco mais que o essencial.

Bom, no quesito necessaire, recomendo uma no estilo da que comprei na Sephora de Paris. Tem em Madri também. Não encontrei no site da Sephora americana, mas talvez eles tenham na loja física. A vantagem dela é que é retangular e baixa, o que permite que você veja tudo o que tem, facilmente. Cansei das necessaires que tem profundidade e você, na correira, tem que ficar caçando no meio de sombras, pó, lápis, batom, o que você quer! Aff! Além disso, na tampa ela tem espaço para levar os pincéis básicos, que é o que você precisa.

Também gosto da necessaire que comprei na Muji. Acabo levando ela também porque vou um pouco além do essencial, como mencionei antes. Ela tem a vantagem de colocar algumas coisinhas de pé, no meu caso sombra lápis da NYX e primer para olhos da Urban Decay.

Se você é como eu que leva algumas opções de batom e gloss, recomendo uma necessaire pequena só para eles. Mais fácil para escolher um para usar no dia, com eles separados do resto da maquiagem.

Na boa, o essencial é ter um protetor solar para o rosto, um corretivo, um pó do tipo Studio Fix da MAC, um lápis preto, um delineador (se você costuma usar um), um primer para olhos, um trio ou quad de sombras de bege e marrom, um curvex, um rímel, um blush, batom (recomendo um nude, que é sempre coringa e vai com tudo, e um rosado e/ou uma outra cor um pouco mais forte), demaquilante (para viajar as toalhinhas são bem práticas ou colocar o demaquilante líquido em um frasco menor e não esquecer os quadradinhos de algodão). Também sempre levo cotonetes para corrigir erros ao maquiar.

Pincéis básicos um para sombra, um para esfumar, um para delineador gel (se for o caso), um pincel lápis para a parte inferior à marca d’água (se você costuma usar sombra nessa região) e um para blush. Se você for to tipo prático, que usa os dedos para a maquiagem no dia a dia, você só precisa mesmo do pincel de blush.

Se você vai ter que comparecer a eventos sociais ou mesmo vai ter uma baladinha que exija um make mais elaborado, pode levar uma base ou BB Cream (dá para passar com as mãos mesmo) e, se tiver prática, cola e cílios postiços.

:: BIJOUX e JÓIAS

Uma coisa que aprendi na vida: não adianta levar um monte de bijoux e jóias em uma viagem – você não usa. Acaba sempre ficando com o que foi no corpo e, no máximo, trocando uma pulseira ou outra. Cheguei a conclusão que devo levar um par de pulseiras a mais e se estiver no radar uma baladinha ou evento, bijoux ou jóia para esse evento (tipo um colar legal e/ou um anel legal) e só! Se for jóia, nunca despacho na mala. Sempre levo na bolsa ou na mala de mão. O que já ouvi de história de furto…

:: FARMACINHA

Sempre levo uma mini farmácia em uma necessaire, pois em alguns países, comprar alguns medicamentos, só com prescrição médica. O que levo: comprimido para dor de cabeça, enxaqueca (pois tenho crises de tempos em tempos, anti inflamatório, anti gripal, analgésicos, anti alérgico (para a minha rinite alérgica. Aliás já levo uns 2 na bolsa, pois avião me dá crise de rinite) e band-aid. Levo uma pinça também, pois pode ser útil. Já tive que tirar uma farpa da sola do meu pé.

:: MALA DE MÃO

Sempre procuro levar o pijama ou camisola, uma troca de lingerie e uma camiseta na mala de mão, na eventualidade da mala ser extraviada e eu ficar sem troca de roupa, chegando ao meu destino. A probabilidade disso acontecer pode ser pequena, mas acredite, acontece! Já cheguei em Los Angeles e minha mala sumiu. Foi parar no Japão e só chegou 2 dias depois!

Além disso, levo uma malha ou casaco, se no destino está frio, bijoux/jóia (se for ocaso) e notebook e/ou IPAD. Às vezes, levo um livro para ler no avião.

Vou escrever o que levo na minha necessaire de bolsa no avião em um futuro post.

Veja também: