Califórnia | O que fazer em São Francisco

Estou devendo há algum tempo dicas de São Francisco. Essa cidade tem um ar um pouco europeu, com casas em estilo mais vitoriano.

Berço do movimento hippie na década de 70, São Francisco é conhecida por sua liberalidade. Não é a toa que possui uma comunidade grande gay, de alto poder aquisitivo e um bairro mundialmente conhecido, Castro. Bandeiras com as cores do arco-íris são comuns não somente em Castro, mas também em janelas de outros bairros. São Francisco acolhe a todos, sem discriminação.

O clima também não é o típico que se espera da Califórnia. Mesmo no verão, o casaquinho ou um moleton são indispensáveis, pois na sombra ou ao vento faz frio. No inverno, as temperaturas são semelhantes as de São Paulo.

São Francisco é também conhecida por sua beleza e é rica em pontos turísticos. Ficar em um hotel na região de Union Square dá ao turista uma ótima mobilidade. Recomendo!

Imperdível

Cable Car

Fisherman´s Wharf

Pier 39

Coit Tower

Lombard St

Passeio de bondinho, o famoso “Cable car”, partindo da Union Square. Existem 2 linhas principais: a Powell/Mason e a Powell/Hyde. Para o passeio até Fisherman´s Wharf , Girardelli Square e Pier 39, pegue a linha Powell/Mason. Esse passeio é clássico e imperdível. No caminho é possível parar, descer e ver outros pontos turísticos como Washington Square e Coit Tower (nesta último você tem uma vista linha da cidade). A linha Powell/Hyde é a que leva até a famosa Lombard St (“Crookedest Street”), rua sinuosa que é um charme. Na primavera fica toda florida. Fica linda!

Chinatown Gate

Chinatown. Tem que ir. Chegar pela “Chinatown Gate”.

Alamo Square

Alamo Square. Também um “must”. É a área onde tem as casinhas vitorianas que vemos em filmes e seriados de TV que passam em São Francisco.

Conservatory of Flowers no Golden Gate Park

Golden Gate Park. É legal de ir. Não é um dos meus lugares preferidos, mas se tiver tempo, vale a pena.

Sausalito

Sausalito. Adorei! Uma cidade pequena atravessando a Golden Gate. Se alugar um carro, dá para matar 2 coelhos em uma tacada só. Ver e atravessar a Golden Gate e conhecer Sausalito. Vale a pena almoçar lá. A cidade é uma gracinha e tem restaurante com vista para a baía.

Palace of Fine Arts

Palace of Fine Arts. O lugar é lindo. As fotos ficam incríveis! Vale a pena!

Alcatraz

Alcatraz. Vale a pena, mas é meio depressivo. Tem que ir de barco. Venta muita. Não esqueça o moleton ou um impermeável. Vale a pena pegar o áudio com fones para o tour e ir seguindo a orientação e explicações. A narração é ótima e tem depoimentos de presos que nos passam a sensação de ser um presidiário de Alcatraz. Justamente por estes depoimentos e a vibe do ambiente, que você sai meio down da visita.

Transamerica Tower

Para os com perfil executivo, vale a pena uma caminhada pelo Financial District. Na região fica o Transamérica Building, que possui um “observation deck” no topo, com uma vista incrível da cidade. Tem que pagar ingresso para subir ao deck.

Benihana

Sobrando tempo, passear pelo Japan Center pode ser agradável. Jantar no restaurante Benihana, pode ser uma experiência bem interessante. Você senta com outros em uma mesa, com uma chapa quente central, e um cozinheiro faz a sua comida na hora, com performance com os ingredientes e talheres e brincadeiras. Divertido! http://www.benihana.com/locations/sanfrancisco-ca-sf

Outras dicas

A região da Union Square possui inúmeras lojas. Ótima região para compras. Macy´s, Niketown, Nine West, entre outras. Bem próximo, na Market Street há um bom shopping center também, o Westfield Mall http://www.westfield.com/sanfrancisco

Para ganhar calorias a mais, na região da Union Square tem a CheeseCake Factory, os cookies que amo da Mrs Fields e os sorvetes da Ben & Jerry.

Para as amantes de drugstore, São Francisco é lotada de Wallgreens!

Se você não é alérgica a frutos do mar, não deixar de comer a famosa sopa de camarão, servida em pão no Fisherman´s Wharf, Clam Chowder.

Quem curte cerveja, existe uma micro cervejaria bem bacana – a Gordon Biersch.

O mapa que mais curto de São Francisco é o da Bay City Guide. Super completo.

Prepare-se para caminhar. A cidade é cheia de declives. Para quem é de São Paulo, é tipo o bairro de Perdizes!

Veja também: