Como limpar os pincéis de maquiagem

Em post anterior prometi falar um pouco mais sobre a limpeza dos pincéis – tarefinha chata mas necessária. O duro é que, além do trabalho, geralmente a secagem é super demorada. Secador de cabelos, nem pensar! É por isso que estou de olho o Dry’n Shape da Sigma, que promete secagem rápida e sem deformar as cerdas dos pincéis (ver meu post sobre este produto).

Muitas pessoas compram o limpador de pincéis da MAC. Eu tenho um e, sinceramente, acho péssimo – não limpa bem, especialmente nos pincéis com produtos líquidos, como bases.

Recomenda-se uma limpeza profunda e adequada de 15 em 15 dias para quem faz make com frequência. O que funciona melhor é shampoo neutro, como o Johnsons Baby. Também já usei detergente de coco neutro e limpou meu pincel com base que foi uma maravilha!!!!

Para lavar, colocar um pouco do shampoo na mão + água e passar o pincel nesta misturinha da palma da mão e enxaguar em água corrente da torneira. Local para a limpeza: pia do banheiro. Deixar secar na horizontal sobre uma toalha para não deformar as cerdas. Mesmo assim, os pincéis não ficam como novinhos, por isso estou louca pra comprar o produto da Sigma que mencionei!

Descobri 2 coisas que podem ser super úteis para uma limpezinha básica no dia-a-dia ou durante uma viagem: lencinhos umedecidos ou um produto da Sephora que comprei, por acaso, com cupom que ganhei do El Corte Inglés na minha última viagem a Madri: Daily Makeup Brush Cleaner. Prefiro a versão 60 ml para poder levar nas viagens. No caso dos lencinhos, passar nos pincéis para limpá-los. No caso do cleaner, espirrar o produto em um quadradinho de algodão próprio para remover a maquiagem, e  passar o pincel gentilmente nele até que ele fique limpinho. Isso ajuda a não misturar as cores de sombras quando você usa o mesmo pincel.

Veja também: