Curso de inglês no exterior: vale a pena? Quanto tempo de curso é necessário?

Muitas vezes me perguntam se vale a pena fazer curso de inglês e quantos meses são necessários. “Tenho que ficar 1 ano?”, “Um mês é pouco?”. A resposta é “Depende…”.

Uma coisa é certa: Vale a pena se você vai no momento certo e tem a atitude correta. Se você tem um inglês básico, só vale a pena se você puder ficar pelo menos 6 meses, para ter uma desenvoltura na comunicação, mas não um domínio completo, a fluência sonhada. Claro, que existem exceções. Pessoas com uma super facilidade em aprender idiomas e que em 6 meses estão falando como ninguém! Mas pessoas normais, precisariam de 1 ano aproximadamente.

Quem tem um inglês intermediário, 3 meses podem ajudar a chegar ao Avançado e 6 meses a uma boa fluência.

No meu caso, estava no final do intermediário quando fui estudar inglês em Los Angeles. No primeiro dia de aula, as escolas aplicam um teste para confirmar o nível declarado do idioma e aí dividem os alunos em nível (básico, intermediário e avannçado) e definem as turmas. Fiz o teste caí no Avançado e em 6 semanas de curso intensivo, já estava super desenvolta e com uma super fluência.

Outra recomendação
Em geral, as escolas oferecem 2 tipos de carga horária de cursos: semi-intensivo e intesivo (existem outros cursos mais específicos também, como preparatório para o TOEFL, mas estes são para quem já tem um bom domínio do idioma). O semi-intensivo tem entre 15 e 20 aulas de 50 minutos por semana e o Intensivo tem 30 aulas de 50 minutos por semana. Minha opinião: se vai estudar, faça o Intensivo. O semi tem pouca carga horária e acaba tendo uma carga de gramática mais fraca. Os cursos intensivos possuem aula no período da manhã e um pedaço da tarde (até por voltas das 15h). Os semi-intensivos, somente no período da manhã.

Importantíssimo
Os brasileiros têm a tendência de formarem um grupo e só falarem em português. Aí pode ficar 6 meses, 1 ano, ou mais, que o progresso será pequeno. Quanto mais português, infinitamente menor o progresso. Por isso, a atitude é um fator que conta e muito. Além de conviver com outras nacionalidades, pequenas atitudes podem gerar grandes diferenças. Vá a lojas, pergunte, converse, se exponha a situações do dia-a-dia, que demandem a prática constante do inglês. Você vai ver como isso faz a diferença.

Vou preparar ainda posts falando mais sobre os tipos de escola, suas atividades e acomodações. 🙂

16 comentários Adicione o seu

  1. Sara Tavares disse:

    poxa obrigada vc me ajudou bastante!!
    grande beijo.

    1. dicasdacla disse:

      Que bom, Sara!!! 🙂

  2. Ana Carolina disse:

    Você acha que existe diferença entre estudar inglês na universidade e em escolas como a Intrax? Estava pensando em optar pela UCSD, vou ficar dois meses em San Diego.

    1. dicasdacla disse:

      Oi Ana! Uma boa escola de inglês independe da sua localização. Existem ótimos cursos oferecidos por escolas particulares e algumas delas até possuem acordos com universidades e oferecem cursos em campus, como é o caso da ELS. Estar em um ambiente universitário depende mais do seu interesse pessoal. Muitos estudantes optam por cursos oferecidos no campus para poder aproveitar algumas oportunidades, como assistir a aulas como ouvintes, ver como é a vida universitária lá fora, ou mesmo tem interesse em continuar seus estudos acadêmicos no exterior e estar em um ambiente universitário já dá um certo gostinho do que está por vir… Importante é checar a qualidade da escola. Te ajudei? Qualquer dúvida, pode me perguntar! Bjs

      1. dicasdacla disse:

        Ah! Conheço a UCSD. O campus é maravilhoso e o curso muito bom! Fui responsável por este produto quando trabalhei no STB e tenho amigos que estudaram lá e curtiram muito! É muito popular entre os brasileiros, então se policie para não ter amizades somente com eles e ficar falando português o tempo todo. Fugir de brasileiros é uma missão praticamente impossível, então se você tá super afim de ir para San Diego, vá mesmo assim e faça amizades com outras nacionalidades, tá? 🙂

  3. Ju disse:

    Olá, obrigada pelos comentários. Estou terminando o último livro do Avançado aqui no Brasil e em agosto vou para Intrax San Fracisco e faço o intensivo de quatro semanas, ficando em casa de família. Queria uma dica de como é esse teste de nivelamento. me falaram que tem que fazer também uma redação. É um assunto muito difícil? Queria me preparar um pouco para cair em um nível bom e aproveitar ao máximo o curso, já que 4 semanas não é muito tempo. Muito obrigada!

    1. dicasdacla disse:

      Oi Ju!Geralmente, os testes são bem parecidos com aqueles que a gente faz na escola de inglês no final do nível, sabe? São nessa linha. Boa sorte! Vai dar tudo certo! É só ir tranquila! Bjs

  4. Luca disse:

    Olá

    Gostaria de saber, se em Los Angeles é essencial ter carro. Pretendo fazer intercâmbio ..e tenho essa dúvida, pelo que vi a acomodacão seria em Westwood…É facil se locomover com o transporte publico, para conhecer as praias, hollywood..? O bairro é bom?. Entre NY e LA , o que vc recomenda? rsrsrsrs desculpa, são muitas duvidas..mas o que vc souber vai ajudar bastante

    obrigado e parabens pelo blog

    1. dicasdacla disse:

      Oi Luca! Quanto tempo vc vai ficar em LA? Por pouco tempo, não compensa ter carro, pois durante a semana você tem aulas e acaba se locomovendo pouco e para lugares mais próximos de onde vc está. Eu estudei inglês em LA pois 6 semanas, morando em Westwood, no campus da UCLA e pegava ônibus ou táxi. Para Santa Monica, por exemplo, tem ônibus que sai de Westowwod e para bem no lugar mais bacana de lá. Dá para ir a pé para o pier/praia ou passear pela 3rd St. Promenade. Também fiz amizade com quem ia morar por 6 meses a 1 ano no curso e eles tinham comprado carro. Assim, a gente de semana combinava e ia para Beverly Hills ou Hollywood depois da aula, mas também não é tão longe de Westwood e dá pra pegar táxi. Curti muito Westwood porque era fácil ir para este lugares que mencionei, além de ter salas de cinema incríveis (tenho um post sobre Los Angeles, onde comento). Nos finais de semana, o pessoal do curso combinava de alugar um carro e ir para lugares mais distantes, como San Diego, Venice Beach, Malibu e parques (Universal Studios, Disney) e praias tipo Manhattan Beach e Redondo Beach. Resumindo, só vale ficar de carro o tempo todo se você for ficar muito tempo. NY também é legal. Os 2 lugares são diferentes: vibe diferente, perfil diferente. A escolha depende do seu perfil. Numa comparação grosseira, mas que ajuda, seria como escolher entre o Rio de Janeiro e São Paulo, saca? 🙂 Se tiver mais dúvidas, pode me perguntar! Bom intercâmbio pra você! Bjs

  5. Hans disse:

    Olá, Vou fazer um intercambio daqui algumas semanas para a Inglaterra e gostaria de saber se realmente o Curso de Inglês Intensivo vale a pena? Mtas pessoas falam que é mto bom sim, como você mesmo disse, mas já escutei falar também que as aulas “extras” (a tarde) que o curso intensivo oferece são geralmente mais chatas, que não são muito proveitosas.
    Quando vc fez, como que era?
    Vlww!!

    1. dicasdacla disse:

      Oi Hans! Eu fiz o intensivo na UCLA. As minhas aulas da tarde valeram. Escolhi umas mais relacionadas a business e foi bom praticar um ingles mais voltado a negocios. Nao me arrependi.

  6. Olá, pretendo fazer um intercâmbio de 6 meses no Canadá. estou no livro 2 e 3, referente ao nível intermediário. Você aconselha o Canadá, EUA, ou outro país?

    1. dicasdacla disse:

      Oi Ricardo! A escolha depende da sua preferencia pessoal. Existem boas escolas no Canada, nos EUA, na Inglaterra, na Australia, na Nova Zelandia. Minha recomendação é escolherco oaís e a cidade que tem a sua cara. Se vc estiver curtindo onde está, o aprendizado vai ser melhor, pois mergulhar na cultura e no dia a dia do país onde vc está, faz parte do sucesso do curso. Pratique bastante fora da sala de aula! Isso é tão importante quanto as aulas!

  7. Carolina disse:

    oi, como voce se increveu no curso de ingles na UCLA? Eu amava ir para essa universidade e para o mês seguinte vou tirar um curso ELS em Santa Monica, mas preferia muito mais se desse para tirar na UCLA, mas esses cursos sao só no verao certo? voce se increveu atraves de alguma agencia ou por “conta propria”? muito obrigada se responder! ja agora eu sou de portugal por isso deve haver diferenças eu tou me inscrevendo atraves de uma agencia de portugal (multiway) que contacta com a ELS http://www.els.edu/

    1. dicasdacla disse:

      Eu fiz via STB no Brasil porque não tinha tempo para fazer tudo por conta própria direto com a escola. No Campus é só durante o verão. Entra no site da UCLA para ver os cursos disponíveis este ano. De repente, eles podem te indicar uma agencia em Portugal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s