O metrô de Tóquio

tokyo metro

Existem 2 operadoras de metrô em Tóquio: a Tokyo Metro e a Toei Subway. As linhas de metrô das 2 operadoras são integradas e é possível transferir de uma a outra entre estações.

Importante saber que o valor da tarifa a ser paga, depende da distância e se você vai usar somente as linhas de uma ou das duas operadoras. Assim, antes de comprar o seu passe de metrô, deve definir o seu trajeto, inclusive se haverá transferência de linha e se vai utilizar as 2 operadoras ou não.

No começo, o sistema é bem complexo para quem está acostumado com o sistema do Brasil (tarifa única). Some-se a isso a barreira do idioma. Contudo, se você errou na tarifa, é possível pagar a diferença na saída da última estação.Você vai perceber quando for passar pela catraca e for bloqueada.  Existem máquinas automáticas para pagamento da diferença e também um funcionário pode te ajudar, caso fique perdida e não saiba o que fazer (aconteceu comigo e um funcionário que não falava inglês e ficou um pouco impaciente nos auxiliou. Tem que ser um pouco benevolente nestes casos, especialmente se você for descendente de japoneses, porque a paciência dos funcionários tende a ser curta. Para ele eu, com essa carinha de japonesa, deveria entender claramente o japonês dele….

É bom consultar este link do site do metrô de Tóquio para entender como funciona o sistema.

Existem aplicativos para iPhone super úteis. Você seleciona a estação de partida e a estação de destino final e ele te indica o trajeto, inclusive com a transferência de linha (baldeação). Faça uma busca na Apple Store (Tokyo Subway). Eu não tinha iPhone na época e sofri um pouco.

 

Etiqueta no metrô

Como já mencionei em post anterior, o japonês respeita muito o bem-estar do próximo. Ruídos incomodam a pessoa que está próxima a você na cultura japonesa. Falar alto no metrô ou no trem é falta de respeito. Falar ao celular, idem. No vagão do metrô você vai notar que os japoneses não conversam, ficam em silêncio. Não se fala ao celular. Ele permanece no modo silencioso e os japoneses se limitam a troca de mensagens texto.

Veja também: