Grasse, a capital mundial do Perfume | Você pode criar o seu próprio perfume!

No meu quarto dia de férias aqui no sul da França, fui visitar a capital mundial do perfume, Grasse e aproveitei pra fazer com uma amiga um workshop de Criação de perfume na Parfumerie Galimard. A perfumaria mais famosa da cidade, a Fragonard, não oferece este curso, infelizmente. O curso custa 45 euros e você saiu com um frasco de 100 ml do perfume que você mesma criou. Tem que reservar antes pelo site.

Agendamos o curso para as 14h, então fizemos antes uma visita a fábrica da Fragonard antes. A vista é guiada e mostra o processo de fabricação do perfume (visitas em inglês ou francês). Vale super a pena! A visita termina na lojinha. Fiz um estrago, claro! Tive que comprar perfume pra mim, meus pais e minha irmão, além de sabonetes de presentinho para amigas! Essa perfumaria é que tem os produtos com embalagens mais bonitas e uma variedade super legal de produtos!

Visita a Fábrica da Parfumerie Fragonard

Além das perfumarias, não tem o que ver na cidade, sinceramente. Além da Fragonard e da Galimard, tem a Molinard também. A Molinard também oferece curso de perfume, mas pelo site minha amiga não achou tão legal. Pode ser só um mal cartão de visita e o curso ser bom. Não sabemos. Quem sabe se voltar para Grasse possa fazer o curso da Milinar para comparar? rsrsrsrs..

Sobre o workshop de Criação de Perfumes

Minha estação de trabalho na Parfumerie Galimard

Do ponto de vista teórico, dá uma visão super macro e rápida. Poderia explicar um pouco mais cada etapa da criação e dar uma apostila ou algo assim. Cada um tem uma bancada própria com inúmeras fragrância e pipetas para misturar as fragrâncias e criar o seu perfume. O curso pode ser em francês ou inglês.

Depois de uma breve explicação, você preenche um formulário com seus dados pessoais, endereço e deve dar um nome ao seu perfume. Não fui preparada e tive que criar um a queima-roupa!

Depois, basicamente você passa por 3 etapas de escolha de fragrâncias: as notas de base ou fundo (que garantem a fixação do perfume), as notas de corpo (que dão a personalidade ao perfume) e as notas de saída (que dão a impressão inicial do perfume). Nas 3 etapas você cheira váaarias fragrâncias e tem que escolher algumas (as que mais te agradem). O instrutor indica quantas você deve escolher em cada etapa. Depois de escolhidas as fragrâncias, você anota no seu formulário e ele escreve a quantidade em ml de cada uma que você deve colocar na pipeta e misturar.

Dá um nó na cabeça de tanta fragrância e depois o seu olfato vai ficando viciado de tanta fragrância, mas você chega aos 100 ml composto das fragrâncias que você mais gostou. Voilá! Você criou o seu próprio perfume! O meu “Sinplement Claire” (é o nome que me veio a queima-roupa!).

Simplement Claire

Vale a experiência e o prazer de sair com um perfume que você mesma criou! Confesso que saí mareada de lá e não aguentava mais qualquer cheiro. Parecia uma mulher grávida! rsrsrs…

O frasco incluso no preço parece o de um xarope, então paguei 12 euros a mais para ter um bonitinho, a altura do meu perfume! Vamos combinar que criar o seu próprio perfume e sair com um frasco de xarope não dá, né?

Ah! Você ganha um diploma também no final!

A Galimard guarda a composição do seu perfume!

A Galimard guarda a composição do seu perfume e pelo número que eles te dão você pode encomendar pela internet, que eles entregam internacionalmente!

Recomendo tirar a foto do formulário com a composição de seu perfume. Eu achei que eles te davam no final, mas não… #ficaadica

Como chegar

Peguei um trem de Cannes a Grasse e na estação de trem peguei um ônibus que para na Fragonard (que fica no centro de Grasse). Para ir a Galimard, perguntar pela parada de ônibus principal de Grasse e pegar ônibus para Hopital que para próximo a perfumaria (ela fica um pouco fora da cidade).

Sites