Madri | Onde comer

Embora a minha temporada de 32 dias em Madri tenha me deixado enjoada da comida espanhola e louca por um arroz com feijão e bife e um pão de queijo quentinho,  come-se muito bem em Madri, isso é verdade.

A qualidade da comida é muito boa, saborosa e o preço super justo (comer hoje em São Paulo é mais caro).

A única ponto a observar é que a batata (“patatas”) é o equivalente ao arroz para os brasileiros. Tudo acompanha batatas e confesso que, em 1 mês, não podia mais ver batata na minha frente! Rsrsrs…

Tem coisas que são “currículo” e você não pode deixar de provar: croquetas de jamón, huevos estrellados con patatas fritas y jamón, pan al ajo con tomate y jamón ibérico, albóndigas (nossas almôndegas), pimientos del piquillo, revueltos con camarão e/ou cogumelos, porção de jamón ibérico, ensaladilla russa (a nossa maionese) e pratos com peixes, que são muito bons!

 

RESTAURANTES

Vips
Comida para o dia a dia, sem frescuras. As saladas são muito boas (experimente a Toscana). Tem bons sanduíches e no almoço, durante a semana, oferecem menu, com opções de entrada, prato principal, sobremesa e refrigerante ou cerveja, a um preço fixo de 10 euros.
As sobremesas são muito boas. Não deixe de experimentar a torta de toblerone – perdição! O atendimento, dependendo da unidade, pode ser demorado.
Tem unidades por toda Madri. Com certeza você vai passar por várias!

Endereço: Calle Gran Via, 43

Outros endereços no site.

 

Ginos
Italiano dos mesmos donos do Vips. Comida boa, mas atendimento bem lento.
Como o Vips, unidades por toda Madri.

Endereço: Calle Gran Via, 43 (junto da unidade do Vips)

Outros endereços no site.

 

Le Pain Quotidien
Já conhecida de outros países, como França e Estados Unidades, utiliza ingredientes orgânicos. Virei cliente frequente da unidade da Calle Gran Via, em frente a Plaza Callao. Adoro a salada de Pollo del Corral e a limonada con sandía (salada de frango caipira e limonada com melancia). Os sorvetes artesanais também são uma delícia.
Também comi na unidade da Calle Serrano.

Endereços: Calle Gran Via, 46 e Calle Serrano, 27

Outros endereços no site.

 

De María
Restaurante de parrilla argentina. A carne é muito boa. Sempre frequentei a unidade da Calle Preciados. Tem uma outra unidade bem próxima a essa na Gran Via, mas acho a localização da Preciados mais agradável. Para jantar é bom fazer reserva.

Endereço: Calle Preciados, 32 – tel:+34 915 211 603

Outros endereços no site.

 

Mercado de San Miguel
Comer pinchos lá é uma delícia! Tipo o Mercadão de São Paulo, mas mais requintado. Passeie pelos boxes de alimentos e escolha as tapas para comer. Se etiver calor, experimente o vino tinto de verano. Fica ao lado da Plaza Mayor, onde também existem opções para comer, mas gosto mais do Mercado.

Endereço: Plaza de San Miguel, s/n

Site.

 

Mercado de San Antón
No bairro de Chueca, bairro boêmio, com predominância gay, na moda, com a night frequentada por heteros também. Como no Mercado de San Miguel, se come tapas.

Endereço: Calle Augusto Figueroa, 24 – metrô Chueca

Site.

 

Irocco
Excelente restaurante. Mais refinado. As entradas são ótimas e o Atum é uma delícia. No bairro de Salamanca. Melhor reservar para jantar.

Endereço: Calle Vélazquéz, 18 – tel: +34 914 317 381

Site.

 

Lamucca Pez
Em Malasaña, bairro boêmio de Madri.
Ambiente moderno, comida ótima. As batatas fritas que acompanham os pratos são uma delícia! São temperadas e parecem fritas em azeite de oliva!
O sorvete de turrón é de ajoelhar.

Endereço: Plaza Carlos Cambronero, 4

Tem outra unidade perto do Museo do Prado.

Site.

 

Casa Lucio
Na Latina.  Dizem que é o restaurante preferido do rei da Espanha para comer “huevos estrellados con patatas fritas y jamón” (prato típico espanhol) . É concorrido, tem que reservar com pelo menos 1 dia de antecedência. Confesso que vale mais pelo folclore. A comida é bem normal. O vinho da casa é bom – Rioja.

Endereço: Calle Cava Baja, 35 – tel: +34 913 65 32 52

Site.

 

La Cesta de Recoletos
Restaurante bem bacana. Como o Irocco, fica no bairro de Salamanca. Valem a pena o Jamón ibérico de bellota arturo sánchez, a Ensalada tradicional crujiente, a Menestra de verduras naturales e pratos com frutos do mar e peixes. Bom fazer reserva para jantar.

Endereço: Calle Recoletos, 10 – tel: +34 911 400 696

Site.

 

5 Jotas
Também no bairro de Salamanca. Fui de tapas e vinho. Boa opção. Fui na unidade que fica na esquina da Calle Jorge Juan, bem próximo ao hotel Petit Palace, onde fiquei hospedada.

Endereço: Callejón de Puigcerdá s/n

Outros endereços no site.

 

Sushishop
Restaurante japonês moderninho da galera jovem e bonita de Madri. A comida tem um toque espanhol, mas é gostosa. Eu estranhei um pouco o toque espanhol na comida japonesa, mas afinal no Brasil também temos as nossas adaptações, como morango no sushi… Melhor fazer reserva. Meio concorrido.

Endereço:  1, Calle Serrano – tel: +34 902 599 995

Site.

 

Gerardo
Parrilla argentina. A entrada de queijo de cabra grelhada com geléia e o centro de solomillo (fliet mignon) a la brasa são sensacionais! Se você quiser ao ponto , peça  “a punto más” porque ao ponto vem meio crua.

Aliás, bem passada em espanhol é “muy hecha” e não “bien hecha”. Essa última é ofensiva pois toda comida é “bem feita”! 🙂
Mais carinho. A conta pode sair uns 35 euros.

Endereço: Calle Don Ramón de La Cruz, 86

Site.

 

El Barril
Restaurantes de peixes e frutos do mar. A lula grelhada é muito boa. Se você tem aflição a ver a lula inteira, não peça. Ela vem fatiada, mas mantida como se fosse inteira. Um pouco mais caro, A conta pode sair uns 40 euros.

Endereço: Calle Alcántara, 30, esquina com a Calle Don Ramón de La Cruz

Site.

 

Taberna Carzola
Comida espanhola, no bairro de Salamanca. Adoro os revueltos de trigueiros, setas y gambas (ovos mexidos com aspargos, cogumelos e camarões).

Endereço: Calle de Montesa, 30 – tel: +34 914 02 66 24

 

Botín
Não fui, mas amigos meus foram. Diz a lenda que é o restaurante mais antigo do mundo.

Comida espanhola. Recomendado fazer reserva.

Endereço: Calle de los Cuchileros, 17 ( perto da Plaza Mayor) – tel: +34 913 664 217

Site.

 

GORJETA
O turista lê nos guias que devemos dar 15% de gorjeta. Convivendo com os espanhóis eu aprendi que não se dá tudo isso. Para uma conta de 15 euros, vejo os espanhois darem 1 euro, uma conta de 30 ou 40 euros, uns 2 de gorjeta.

 

Veja também