Intercâmbio | Opções de Acomodação

Em post anterior sobre o tema, expliquei uma dúvida que sempre surge quando se fala em intercâmbioa casa de família ou homestay. Fiquei devendo um post sobre as outras opções de acomodação e um comparativo com a hospedagem em casa de família.

Residência Estudantil ou Dorm

A segunda opção mais comum são as residências estudantis. Basicamente, as residências estudantis são “alojamentos” para estudantes, ou seja, uma grande casa ou prédio que recebem estudantes estrangeiros do mundo todo, normalmente em quartos duplos e banheiro compartilhado.

Essas residências podem ser parte do complexo da escola de idioma ou um negócio lucrativo de algum empresário. No caso do banheiro compartilhado, geralmente existem 2 tipos de configuração: 2 quartos duplos dividindo um banheiro, que fica entre os 2 quartos ou 1 banheiro coletivo (1 masculino e 1 feminino) com várias duchas, como se fosse um vestiário de clube ou academia. O banheiro privativo é muito difícil de encontrar.  Eu, particularmente, prefiro o banheiro coletivo, pois tem uma limpeza mais frequente e por incrível que pareça, o banheiro entre 2 quartos oferece menos privacidade que o coletivo. Imagina abrir a porta e dar de cara com o vizinho do quarto ao lado no banheiro…

Quarto duplo em Residência Estudantil ou Dorm

Uma opção bem parecida com as residências estudantis é a acomodação em dormitório em campus universitário, os famosos dorms. Essa opção só existe em cursos de inglês oferecidos em universidades, como as Universidades da California, por exemplo, e, em muitos casos, somente no verão, quando a maioria dos estudantes locais estão de férias e deixam seus quartos vagos. Os quartos são duplos e os banheiros coletivos.

Tanto nas residências estudantis como nos dorms, o laundry (lavar a roupa) é por sua conta. Geralmente, as lavadoras e as secadoras de roupa nestas acomodações funcionam com moedas.

 

O QUE É MELHOR? CASA DE FAMÍLIA OU RESIDÊNCIA ESTUDANTIL?

Depende. Não existe melhor. Existe o mais adequado aos objetivos ou perfil de cada um. Na casa de família você vai ter contato mais profundo com a cultura e hábitos locais e ter o conforto de uma casa. Mas também tem que ter uma conduta exemplar e obedecer às regras da casa. Importante saber que casa de família não significa neste caso uma estrutura familiar de pais e filhos. Pode ser uma viúva, um casal sem filhos, etc. A descrição vem na confirmação de acomodação enviada pela escola. Em uma residência estudantil ou dorm, você tem contato com jovens das mais diversas partes do mundo, tem uma troca intercultural com eles intensa e tem uma liberdade maior quanto a horários. Existem regras também, claro, mas são regras de convivência, como em um condomínio de prédios. Agora se você é super organizado e metódico, as residências estudantis podem acabar sendo um inferno, pois jovens estudantes são geralmente bagunceiros. A probabilidade de pegar um roommate (colega de quarto) desorganizado não é pequena. Ele também pode ter horários diferentes dos seus e te acordar, enfim, tem que ser tolerante.

 

Veja também: